Qual o tratamento mais eficaz para as Verrugas Genitais?

frascos brancos de creme

 

Atualmente estão disponíveis no mercado vários tratamentos para as verrugas genitais, quer estes sejam naturais ou sujeitos a receita médica. Contudo, vale a pena relembrar que as verrugas genitais são causadas pelo vírus do HPV e são uma condição médica incómoda e de fácil transmissão. Por se tratarem de uma condição médica, o aconselhamento com um profissional da área de medicina é fundamental antes de ser feito qualquer tratamento. O tratamento, por sua vez, é na maioria das vezes necessário, por a transmissão desta condição poder ser feita apenas pelo toque, sem que seja necessário o contato sexual penetrativo.

 

Sabia que as verrugas genitais são a DST viral mais frequentemente transmitida?

 

A transmissão do HPV (vírus do papiloma humano) é elevada, porém, nem todas as pessoas infetadas pelo vírus desenvolvem sintomas como as verrugas genitais, tornando ainda mais fácil a sua transmissão, por a maioria das pessoas não saber que sofre desta condição. Existem também várias estirpes do vírus HPV, responsáveis por sintomas em diferentes partes do corpo. As estirpes 6 e 11 são as mais frequentemente responsáveis pelo aparecimento de verrugas na zona genital e anal.

 

Quando aparecem as verrugas genitais e quando devem ser tratadas?

 

No caso de o vírus levar ao aparecimento de verrugas genitais, estas podem desenvolver-se desde 3 semanas após a infeção até vários anos após o primeiro contato com uma pessoa infetada. Estas caracterizam-se por pequenas protuberâncias que se desenvolvem na área genital e podem evoluir protuberâncias de grande tamanho, de cor rosa e com estrutura semelhante a couve-flor. O tratamento para as verrugas genitais apenas pode ser administrado quando estas estiverem presentes, permitindo o desaparecimento destas protuberâncias e prevenindo o seu aparecimento no futuro. A eficácia do tratamento depende do tamanho e localização das verrugas, bem como da capacidade do seu sistema imunitário em combater a infeção pelo vírus.

Apesar de estarem disponíveis vários tratamentos como a cirurgia, a crioterapia e a terapia a laser, os cremes ou loções de prescrição médica continuam a ser das hipóteses de tratamento mais eficazes e simples de utilizar.

 

Tratamentos de Prescrição

 

Actualmente estão disponíveis 3 tratamentos sujeitos a receita médica para eliminar as verrugas genitais. Por qualquer um destes tratamentos estar sujeito a receita médica, é obrigatória a avaliação por parte de um médico, quer seja numa consulta física ou online, para a recomendação do tratamento em segurança.

 

Aldara: O Aldara contém o princípio activo imiquimod e apresenta-se num creme individualizado em saquetas para aplicação directa na área afectada. O Aldara estimula as defesas do organismo a combater a infeção e consequentemente a eliminar as verrugas genitais em poucas semanas.

 

Wartec: O Wartec contém a substância podofilotoxina e tal como o Aldara apresenta-se em creme de aplicação tópica. A podofilotoxina destrói as células das verrugas genitais, com resultados vísiveis em apenas 3 dias.

 

Condyline: O Condyline contém cerca de 0,5% de podofilotoxina e apresenta-se em solução tópica para aplicação direta na área afetada. Ao atuar diretamente no núcleo das células das verrugas, elimina este sintoma em apenas 3 dias de aplicação.

publicado por Tim às 11:16 | comentar | favorito